sobre
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Maria Amélia Paiva Abrão é Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM ESPM-SP. Doutorado Sanduíche no Exterior no departamento de Comunicação do Boston College (Bolsista Capes PDSE n 47/ 2017). Especialista em Marketing, com MBA Executivo pela ESPM-SP. Graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas.
Trajetória
Acadêmica
Nascida em Goiânia-GO, Maria Amélia muda-se para Campinas para estudar Publicidade e Propaganda na PUC-Campinas em 1997. Forma-se em 2000 - naquele período o mundo dava os primeiros passos na era digital.
Inquieta e sedenta por conhecimento, inicia o MBA Executivo em Marketing na ESPM em 2001.
Após um intercâmbio cultural em que estudou e trabalhou na Universidade do Tennessee no ano de 2006, ela retorna ao Brasil interessada em uma pós-graduação stricto sensu.
Mestrado
Doutorado
Interessou-se pelo Mestrado oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da ESPM por ter como área de concentração o consumo.
Maria Aparecida Baccega foi sua orientadora de Mestrado e Doutorado - até 2019, quando, por motivos de saúde, precisa deixar o programa. Dessa forma, Marcia Perencin Tondato assume a orientação no último ano.
Participação nos grupos CNPq de pesquisa:
- Comunicação, Consumo e Identidades socioculturais (CiCO), coordenado pela Tondato (desde 2019)
- Comunicação, educação e consumo: as interfaces na teleficção, coordenado por Baccega (2014-2019)
Pesquisadora
Colaboradora
Já como pesquisadora, Abrão é convidada pela Profa. Dra. Maria Immacolata Vassalo de Lopes a integrar no CETVN, grupo CNPq de pesquisa por ela coordenado.
Além de atuar como pesquisadora colaboradora, torna-se vice-coordenadora do grupo e dos projetos de pesquisa por ele desenvolvido: 1) Obitel Brasil que integra-se ao Observatório Íbero-americano de ficcção televisiva, e 2) Obitel USP, vinculado à Rede de Pesquisadores de Ficção Seriada.
Participação nos grupos CNPq de pesquisa:
- Centro de Estudos de telenovela (CETVN ECA-USP), coordenado por Lopes (2021-2024)
- Comunicação, Identidade e Consumo (CICO ESPM-SP) e Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM), coordenado por Maria Ignês Carlos Magno e Rogério Ferraraz (desde 2021)